Ouça a nossa programação ao vivo

terça-feira, 3 de maio de 2011

Chuva foi forte, mas lixo nas ruas contribuiu para o caos em Arcoverde

Parece presságio. Semanas atrás, tanto a vereadora Célia Cardoso, quanto o vereador Jairo Freire denunciaram na Câmara de Arcoverde que a cidade está abandonada. Repleta de lixo e entulho em toda parte. Naquele dia, a bancada de oposição, através de uma iniciativa de Jairo Freire mostrou inúmeras fotos de ruas que viraram deposito de lixo. Criticaram o problema e alertaram que o lixo iria entupir as galerias da cidade e causar grandes problemas para os arcoverdenses.  

Pois bem, o presságio virou realidade no início da noite deste sábado, dia 30/04. Na terra do Cardeal choveu 102,4 mm de água, de acordo dos dados do IPA. Há tempo que não chovia tanto em Arcoverde, mas o que Arcoverde sofreu não foi culpa exclusiva da natureza.  Os grandes vilões foram três, a chuva, é claro, o lixo, que a prefeitura poderia retirar com mais eficiência e a falta de estudo e planejamento da prefeitura que deixou aéreas e comunidades em risco.

1)       Em todos os bairros, a população está revoltada com o lixo e com a deficiência dos serviços públicos. Para muitos, a Prefeitura de Arcoverde, que não pode controlar a chuva, deveria, pelo menos tomar iniciativas que diminuíssem seus efeitos. Exemplo, porque até hoje o Bairro da Boa Esperança não tem escoamento de água. Onde estão as galerias? Alguns moradores com ânimos mais exaltados denunciam a existência de ruas que foram calçadas, sem a construção de galerias. Será verdade?

2)       Será que a prefeitura está priorizando as ações corretamente? Por que fazer uma pista entre a Severiano José Freire até o Corredor, se existem bairros com problemas bem maiores a exemplo do Boa Esperança e Cidade Jardim?

3)       O pior de tudo é que nestes dois bairros, o prefeito Zeca Cavalcanti já esteve por duas vezes prometendo resolver o problema das enchentes. Ficou só na promessa. O blog inclusive abre espaço para o prefeito falar sobre o que pode ser feito no local.
4)       Na Severiano José Freire, a situação é parecida. É preciso que reveja a galeria da rua e se crie alternativa para que nas enchentes não transformem as vidas dos moradores num verdadeiro inferno.

5)       O Estádio Áureo Bradley (se é que podemos chamar aquilo de estádio) é uma vergonha. A chuva acumulou no campo e toda a água escoou para a rua ao lado e a água invadiu as casas, chegando até quase um metro. Em primeiro lugar, já se deveria pensar num outro espaço para o estádio. Em segundo lugar, descartando a possibilidade de mudança do Áureo Bradley, o mesmo deveria ser reformado e um galeria teria de ser construída paralelamente ao campo, para escoar a água para o canal.

6)       Na Avenida Antonio Japiassu, os comerciantes amargaram prejuízos e na Rua do Sesc, a água engoliu os carros e a travessia ficou impossível.  As paredes do Canal do Riacho do Mel, cederam nas proximidades do Posto Liu Pneus.

7)       No Alto Cardeal, algumas casas foram parcialmente destruídas e idosos tiveram de ser retirados as pressas para não virarem vitimas de afogamento.

Fonte: Roberto e Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário