Ouça a nossa programação ao vivo

quarta-feira, 30 de março de 2011

Pernambuco notifica primeiros dois casos de dengue do tipo 4


Foram notificados, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), os primeiros dois casos de dengue do tipo 4 em Pernambuco. O novo sorotipo da doença foi detectado em um homem de 27 anos, morador do município de Serra Talhada, e em uma mulher de 59 anos, de Serrita. A confirmação foi obtida após realização do exame de isolamento viral feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Os dois já estão curados e já retornaram à sua rotina de atividades.

“A detecção dos primeiros casos são resultado do sistema de vigilância que montamos, com o apoio dos municípios, para, no menor tempo possível, notificar os pacientes, encaminhar as amostras para o Lacen e também conduzir o tratamento dentro do protocolo clínico indicado", explica o secretário estadual de saúde Antonio Carlos Figueira.

A mulher de 59 anos foi a primeira a apresentar os sintomas da doença, no dia 6 de fevereiro. Ela foi diagnosticada e assistida no hospital municipal Imaculada Conceição, em Serrita. Já o homem de 27 anos apresentou os primeiros sintomas de dengue em 12 de fevereiro, e teve o diagnóstico e tratamento da doença feitos no Hospotal Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada. A Vigilância Epidemiológica da SES e  as vigilâncias dos municípios estão investigando a trajetória dos pacientes para saber se eles viajaram ou tiveram contato com pessoas de outros estados.

Após 28 anos sem ser detectado no território brasileiro, o tipo 4 da dengue foi reintroduzido no País em agosto de 2010, quando foram notificados os primeiros casos na região Norte. Desde então, 34 pessoas já foram infectadas pelo vírus, sendo 15 casos em Roraima, 11 casos no Amazonas, três no Pará, dois no Rio de Janeiro, dois da Bahia e um no Piauí.
 
“Já era esperada a reintrodução do vírus no Brasil e também em Pernambuco. O tipo 4 tem os mesmos sintomas (dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito) dos outros circulantes (tipo 1 e 2), e o tratamento é feito da mesma forma, com repouso e hidratação. O sorotipo 4 não é mais agressivo que os demais. A diferença é que, como ele volta a circular em nosso território após 28 anos, grande parte da população tem pouca imunidade a ele, o que aumenta a possibilidade de epidemia, o que estamos combatendo com ações em várias frentes”, explica o secretário-executivo de Vigilância em Saúde da SES, Eronildo Felisberto.

Fonte: NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário