Ouça a nossa programação ao vivo

sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto preocupa comunidade japonesa no Agreste de Pernambuco

Moradores de uma colônia japonesa, no Agreste de Pernambuco, estão preocupados com o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o país e, até o momento, matou ao menos 200 pessoas. Alguns têm parentes na região atingida e não conseguem se comunicar.
O líder comunitário, Masakatsu Morimura, falou com nossa reportagem por telefone e disse que não sabe a situação da sobrinha. “Ela nasceu aqui em Bonito e foi estudar no Japão, na cidade de Sendai. Ela trabalha lá e eu não sei a situação dela. Mesmo assim, acredito que esteja bem porque a população lá é bem preparada para esse tipo de tragédia”, disse.
Masakatsu contou que soube da tragédia por um amigo que assiste à cobertura do terremoto pela TV. “Quando vi as imagens eu lamentei o que está acontecendo. É triste. Já passei por vários canais que mostram imagens do terremoto”.
O terremoto.

Um terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), matando ao menos 200 pessoas e gerando um tsunami que ameaça países da costa do Oceano Pacífico.
O tremor foi o 7º pior da história, segundo a agência americana, Imagens de TVs locais mostram que o abalo gerou um tsunami (onda gigante) , que alcançou áreas da cidade de Sendai. Carros e barcos foram arrastados.

Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura havia sido emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para toda a costa pacífica, exceto EUA e Canadá continentais, de onda de até dez metros.

A agência de gerenciamento de desastres do Japão afirmou que pelo menos 32 pessoas morreram no país. Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o embaixador do Brasil no país.

As vítimas incluem um homem de 67 anos, esmagado por uma parede, e uma idosa, atingida pelo teto da própria casa, que desabou, ambos na região de Tóquio. Outras três pessoas morreram soterradas dentro de casa em Ibaraki, a nordeste da capital.
A Agência Nacional de Polícia, entretanto, afirmou que ainda não é capaz de confirmar o balanço de mortos.

O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, a uma profundidade de 24 km.

Fonte: Portal + AB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário