Ouça a nossa programação ao vivo

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aumenta número de casos de dengue no Estado


Secretaria de Saúde do Estado divulgou nesta quinta-feira (26) um boletim com os números da dengue no Estado. Em 2010, 39.332 casos de dengue clássica foram notificados e 9.726 foram confirmados. O número de notificações representa um aumento de 513,7% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram registrados 6.246 casos suspeitos com 1.355 confirmações.
Em 2010, houve 249 pacientes que apresentaram sintomas suspeitos de dengue hemorrágica. Desses, 53 casos foram confirmados. Das 59 mortes que foram relacionados à dengue, neste ano, 16 já foram descartados, cinco foram confirmados e 38 permanecem em investigação.

A DOENÇA

A dengue é uma doença infecciosa transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, presente em mais de cem países do mundo. O inseto se reproduz com facilidade na água limpa e parada. Por isso, a recomendação é evitar o acúmulo de materiais descartáveis desnecessários, lavar depósitos de água pelo menos uma vez por semana, guardar objetos que possam acumular água das chuvas, como pneus velhos e garrafas, em locais cobertos.

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor nos olhos e nas juntas, fraqueza, náusea, vômitos e manchas vermelhas na pele. Sangramento de gengivas e narinas, dor abdominal contínua e dificuldade para respirar podem indicar um quadro de dengue hemorrágica. Pacientes com os sintomas devem procurar o posto de saúde mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário