Ouça a nossa programação ao vivo

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Brasil tem 25 milhões de fumantes

A Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab), divulgada ontem pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, mostrou que ainda existem no Brasil cerca de 25 milhões de fumantes com idade igual ou superior a 15 anos, o que equivale a 17,5% da população. Apesar do número elevado, o estudo revela uma queda significativa entre os usuários de tabaco em relação às últimas décadas. "Houve uma redução de 34,8% (em 1989) para 17,5%. Isso não é frequente. O Brasil é um exemplo para o mundo", afirmou Alfonso Tenorio-Gnecco, gerente de prevenção e controle de doenças e desenvolvimento sustentável da Organização Pan-Americana da Saúde, que acompanhou a divulgação dos dados.
De acordo com a pesquisa, 45,6% dos fumantes tentaram parar de fumar nos últimos 12 meses. Segundo o Inca, esse é o resultado de medidas como a proibição de fumar em espaços coletivos, o aumento dos impostos sobre o cigarro, como medida para inibir o consumo, e os tratamentos oferecidos na rede pública de saúde para quem querdeixar de fumar.


O levantamento mostrou que a geração de brasileiros nascida a partir da década de 1980 começa a fumar, em média, a partir dos 17 anos, e que, na maior parte das vezes, as mulheres começam a fumar antes dos homens. Os percentuais de fumantes foram maiores entre os homens (21,6%), entre as pessoas de 45 a 64 anos (22,7%), entre os moradores da região Sul (19%), entre os que vivem na área rural (20,4%) e entre os de menor renda (23,1%).


Liz Maria de Almeida, gerente da divisão de epidemiologia do Inca, revela que uma das maiores preocupações entre os especialistas é o envolvimento dos jovens. O levantamento mostrou que 10,4% dos fumantes têm entre 15 e 24 anos. Entre eles, 21,5% têm dependência severa do tabaco. "O jovem é o alvo principal da indústria do tabaco. Se consegue tornar o jovem dependente desde cedo, ela garante o comprador até o fim da vida", lamenta.

Fonte: diariodepernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário