Quem não transportar crianças de até 7 anos e meio em cadeirinhas especiais dentro do carro, a partir desta quarta-feira (1º), vai ser multado. A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito.
Em Petrolina, no Sertão, até o fim do mês, blitz educativas vão ser realizadas para orientar os motoristas.
“Vamos intensificar as campanhas educativas, para que os pais se adequem à nova regulamentação”.
disse o diretor da Empresa de Trânsito de Petrolina, Pedro Norberto. O não cumprimento pode resultar em punições, como multa perda de pontos na carteira de motoristas.
No Recife, já existe blitz fazendo a fiscalização. O diretor-presidente do Detran Pernambuco, Manoel Marinho,explicou as especificações.
“Crianças de 0 a 1 ano, a criança deve ser transportada no bebê-conforto, no sentido contrário do veículo. Crianças de 1 a 4 devem ficar na cadeirinha, no sentido do veículo. Já para as de 4 anos a 7 e meio, é preciso usar os bancos com elevação”, disse.
De acordo com Manoel Marinho, essa medida deve, de fato, ajudar na segurança. “Pelos estudos feitos, cerca de 80% dos acidentes com crianças vão ser evitados”, afirmou.
A resolução ainda não contempla os veículos de transporte escolar e táxis. “Estamos aguardando como para ver como ela será operacionada nesses casos”, afirmou Manoel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário