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quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TSE distribuirá 54 milhões de folhetos de ‘cola’ para eleitores



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) produziu mais de 54 milhões de folhetos para serem usados como cola para os eleitores anotarem os números de seus candidatos.

O material será distribuído para todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país. O número é recorde, e, para chegar a esse total, o TSE procurou, durante o ano de 2009, fazer uma projeção do número de eleitores em 2010.

O TSE espera cobrir a metade do eleitorado de cada estado. As "colinhas" vão estar disponíveis nos cartórios eleitorais das cidades de todo o país. No site do TSE, é possível encontrar um simulador da cola que pode ser impresso já preenchido.

O principal objetivo da campanha é evitar as filas, que são um tormento para quem espera e uma preocupação para o TSE. Na eleição de 2002, por exemplo, filas tomavam quarteirões na Zona Leste de São Paulo.



No primeiro turno desta eleição, cada eleitor vai escolher seis candidatos. São muitos números, o que aumenta a chance de o eleitor esquecer alguns hora de votar. A campanha que incentiva a cola e mostra o passo a passo do voto também está presente em cartazes afixados dentro de ônibus.


O secretário de informática do TRE do Rio de Janeiro, André Luis Corrêa de Araújo, acha que tem mais um motivo para incentivar a cola. “São mais de 25 toques na urna eletrônica. Se o eleitor errar, terá que voltar para o início da votação. Quem levar todos os números anotados não vai se atrapalhar e também vai votar mais rápido, o que acaba evitando as filas”, lembra Corrêa de Araújo.


“Voto é secreto, mas não tem mistério”

Essa inscrição da frente da cola traduz o que o TSE quer provar com a campanha. No verso da colinha há espaço para anotar os números: são cinco algarismos para deputado estadual/distrital; quatro algarismos para deputado federal; três para cada um dos dois senadores; dois para governador e dois para presidente. Em outro texto, o folheto diz ao eleitor que o certo é votar com consciência e incentiva todos a fazer uma pesquisa sobre os candidatos.


Fonte: G1

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