Ouça a nossa programação ao vivo

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pernambuco vai receber centro de energia renovável pioneiro no Brasil


Pernambuco vai ganhar Centro de Tecnologias Climáticas Aplicadas (CTCA) e cinco projetos de redução de consumo de energia. Esse vai ser o primeiro centro de tecnologia deste tipo no Brasil. O projeto-piloto vai começar com  a instalação de fontes de energia solar e eólica nos munícipio de Lajedo, São Bento do Una, Jupi e São João, no interior do estado.
Com isso, essas cidades  passam a não depender exclusivamente da Celpe para o fornecimento de energia. Os aparelhos de ar-condicionado devem economizar 30% de energia, segundo os estudos. A economia pode chegar a 60 mil por mês.
"Esse ato consolida Pernambuco na rota de energia renovável mundial. As pessoas vão lembrar que nós demos um passo importante para a sustentabilidade em Pernambuco", diz o governador Eduardo Campos. O protocolo de intenções foi assinado nesta manhã, no Palácio do Campo das Princesas. 

As primeiras instalações devem ser feitas em 4 meses. A estimativa de investimento do Banco do Nordeste, financiador do projeto, é de R$ 300 mil para as escolas. O Centro de Tecnologia vai atuar em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Quanto ao Programa de Eficiência Energética, os recursos também vão depender do projeto, mas a expectativa é  de R$ 2 milhões,  para a execução dos cinco projetos. A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vai elaborar as propostas técnicas para os projetos, que serão avaliados pelo BNB
Nas reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, foram decididas que seriam construídos dez centros tecnológicos em todo o mundo. 

Outras cidades que podem receber o benefício são Dormentes, Carnaíba, Palmeirinha e São Caetano.O representante do Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra), Robson Oliveira, disse que o propósito da organização é trazer centros de excelência energética para regiões com menor desenvolvimento. "É essencial que as regiões Norte e Nordeste possam entrar no desenvolvimento da eficiência energética", comenta. O acordo para a instalação do centro estava assinado por EUA, Holanda e Itália.
Fonte: Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário